Plano de vacinação contra a covid 19 – A comissão nomeada pelo governo é composta por um bando de bananas incompetentes?

As intromissões da rapaziada da política no trabalho de uma suposta ‘task’ de duvidosa ‘force’ seria uma anedota se fôssemos ingénuos ao ponto de acreditar que esta gente fosse nomeada pela sua competência técnica. Os critérios de nomeação do membros desta comissão nada têm a ver com a competência técnica. O costume, neste desgraçado país…

Francisco Ramos
Francisco Ramos

Uma comissão de técnicos sérios e a trabalhar ‘à séria’ não se deixaria achincalhar pelo pessoal político como os comandados pelo tão medalhado como incompetente Francisco Ramos têm sido.

Uma comissão de verdadeiros técnicos estabeleceria os objetivos do plano e discuti-los-ia e equilibrá-los-ia com os responsáveis políticos. Seriam plausíveis critérios como salvar o maior número de pessoas, proteger a economia, evitar o colapso do sistema de saúde… Estabelecidos os critérios, definir-se-iam os objetivos e estabelecer-se-ia um plano de ação.

Nestes termos, qualquer interferência de cambiante populista e/ou eleitoralista da rapaziada da política seria descartada sob pena de ser assacado ao poder político algum erro ou fracasso na execução do plano estabelecido.

Ora, do que já escrevemos e do que se tem visto, só podemos concluir que a comissão nomeada pelo governo é composta por ‘yes men’ incompetentes, chefiados por um boy verdadeiramente encartado.

Desengane-se, portanto, quem achar que se vão `procurar os melhores especialistas em infeciologia, virologia ou imunologia às universidades ou centros de investigação.

Não! O Costa e os seus ministros, no seu despachozinho de 5ª feira, acharam que uma coisa destas poderia funcionar melhor:

«[…] Assim, nos termos do n.º 1 do artigo 18.º, do n.º 1 do artigo 19.º e do n.º 1 do artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 169-B/2019, de 3 de dezembro, na sua redação atual, determina-se o seguinte:

1 – A constituição de uma task force para a elaboração do «Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal», integrada por um núcleo de coordenação e por órgãos, serviços e organismos de apoio técnico.

2 – A designação dos seguintes elementos para o núcleo de coordenação:

a) Dr. Francisco Ventura Ramos, que coordena a task force;

b) Um elemento a indicar pelo Ministério da Defesa Nacional;

c) um elemento a indicar pelo Ministério da Administração Interna;

d) Um elemento a indicar pela Direção-Geral da Saúde (DGS);

e) Um elemento a indicar pelo INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. (INFARMED, I. P.). […]’

Repare-se que só o representante do Infarmed poderá ter algum conhecimento científico nas áreas diretamente relacionadas com o combate e conhecimento de uma infeção.

O Despacho continua:

‘[…] 3 – A designação dos seguintes órgãos, serviços e organismos para o apoio técnico ao núcleo de coordenação, no quadro das respetivas competências e através de representantes indicados por cada um:

a) Estado-Maior-General das Forças Armadas;

b) Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil;

c) Administração Central do Sistema de Saúde, I. P. (ACSS, I. P.);

d) Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I. P. (INSA, I. P.);

e) SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E. (SPMS, E. P. E.);

f) SUCH – Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH).[…

Quanto aos organismos aqui mencionados, volta a estar em evidência a matriz burocrática e administrativa em prejuízo da capacidade científica.

Em todo este processo, fica evidente o problema que o Costa tem com a independência intelectual de quem pode colaborar com o governo. E fica explicado o porquê de tanto seguidismo que, com este PS, temos sentido na sociedade portuguesa.

‘A comissão nomeada pelo governo é composta por um bando de bananas incompetentes?’ Respondendo à questão em título:

– Sim, é assim qu’o Costa gosta.

4 pensamentos sobre “Plano de vacinação contra a covid 19 – A comissão nomeada pelo governo é composta por um bando de bananas incompetentes?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s