Balizas para a subida do SP nos últimos 20 anos. Justificando o injustificável?

Com algum excesso, muitas vezes propositado, muitas vezes inusitado, lê-se um pouco por todo o lado, que os movimentos bursáteis não têm explicação. É fácil confirmar-se esta afirmação em blogues de bolsa, nos vários tópicos de fóruns como o Caldeirão de Bolsa, ou o Think Finance, e mesmo nalguma imprensa económica.

É certo que é muito difícil explicar os inesperados spin downs e spin ups a que se assiste em momentos de maior volatilidade. Neste blogue já me referi aos sustos que estas situações pespegam nos adeptos incondicionais de stop losses (muitas vezes apertadinhos até ao sufoco…).

Diga-se que a dificuldade de se encontrar uma explicação não implica a necessidade de inexistência de uma causa, ou de um agregado de causas para a consumação de um qualquer registo ‘anómalo’ ou de um estonteante epifenómeno. Isto, independentemente de,  em termos temporais, poder ser muito pontual a duração de uma qualquer realidade.

Ao fim e ao cabo, hoje sabe-se explicar a crise das bolsas do final da década de 20 do século passado. Sabe-se o que motivou o fim da bolha das ‘Dot.com’…

A propósito do SP surge nos diversos fora a ideia de que nos últimos dez anos (na verdade nove) o crescimento deste índice tem sido ininterrupto, insustentável e inexplicável.

Independentemente da possibilidade de o SP se estatelar já na próxima segunda feira, quero dizer que o crescimento deste índice levou um forte abanão no ano de 2015. Quero chamar a atenção para o facto de que o Índice não cresceu tão exponencialmente se atentarmos ao facto de o seu crescimento face ao ano 2000 não exceder os 50%. Há períodos de 20 anos com crescimentos bem mais significativos…

O que acabo de dizer fica claro num gráfico de escala logarítmica como o gráfico abaixo:

Cabe ainda dizer que, face à desvalorização do dólar perante a moeda europeia, a subida do SP ainda foi mais esbatida para quem compra a partir da Europa.

Ficaram por rebater as afirmações de que a subida do SP tem sido insustentável e explicável apenas pela especulação e ganância dos investidores.

Não será fácil dizer-se que a especulação e a ganância estão fora das explicações possíveis para a subida dos índices americanos. Mas é possível verificar-se outros factores que substanciam a subida verificada. Nos gráficos abaixo a evolução do índice SP 500 nos últimos 20 anos está representado por uma linha verde Repare-se no seu confronto com…

…a criação de emprego:

… as inscrições nos centros de emprego:

… o índice de confiança dos consumidores americanos:

… o crédito disponibilizado para o consumo:

… as despesas e gastos de construção:

 

E então é isto…

Deixe um comentário