Antevisão semanal para os índices americanos

(Nota prévia: bonecos feitos hoje, entre as 16 e as 16 horas e trinta minutos).

Comecemos por analisar o SP 500.

Um forquilha de Andrews sobreposta ao preço num gráfico de 4 horas do SP 500 dá-nos uma nota positiva de esperança para o que pode ser o desempenho do índice na próxima semana.

Com efeito, a apostar na validade desta forquilha, é natural que o índice se aproxime dos 2700 pontos nas semanas mais próximas e se encaminhe depois para o dente central (a vermelho) da forquilha. (Uma coisa destas poderá acontecer lá para o final deste mês, princípio de maio… é só uma sugestão a ‘olhómetro’.)

Repare-se, já agora, que o RSI está ‘folgado’ e não se coloca de forma a impedir o referido movimento num prazo temporal mais curto…

O SP num Ichimoku de 15 minutos não compromete, mas também não nos dá um quadro efusivo.  O gap up do passado dia 9, sendo uma nota positiva, acaba por pairar sob o índice enquanto este não galgar mais resolutamente a norte.

Para já uma nota: volatilidade.

 

O Ichimoku horário só precisava de um pormenor para estar perfeitamente bullish: acabar o dia com uma vela horária verde acima da linha vermelha…

Entretanto, podem apontar-se-lhe muitos atributos positivos. Por partes:

A nuvem verde, com um ‘élan’ ascendente e claramente abaixo do preço.

O verde Chikou, acima da nuvem, acima do preço e, face à posição que o preço tem agora, a prometer (o que seria ótimo…) galgar a vela de hoje dentro de 3 ou 4 sessões.

O kijun (a azul) apresenta-se abaixo do preço e do vermelho tenkan, mas, muito convenientemente, acima da nuvem. A ‘trabalhar’ bem, este ‘player’…

Em luta com o preço, é necessário que o vermelhito tenkan se deixe de arrogantes petulâncias e deixe o preço ir para norte.

Já agora, a propósito do que se disse quando se iniciou a análise deste gráfico, se a última vela do dia o fechar em verde e acima do tenkan, é um movimento bullish muito agradável que o índice nos oferece…

 

O gráfico diário é aquele que nos dá maiores notas de volatilidade. Sem assustar, seria preferível que a nuvem não apresentasse aquelas cambiantes rosas que nos mostra em maio. Muito provavelmente o rosa está ali apenas para ilustrar a correção (necessária) que se pode antever no caso de o índice galgar os 2750 pontos antes do final do mês.

Mas, cá está, é como diz o ‘outro’: o cagulo nunca fez mal a ninguém. Quanto a mim, as nuvens pintadas de verde também não fizeram mal nenhum…

 

O semanal estaria muito mais positivo se o preço, o tenkan e o kijun invertessem a sua posição. Fica, se olharmos para a acumulação que o volume nos quer mostrar, a ideia que é o que irão fazer… Mas isso, de boas intenções…

 

O longo prazo parece estar firme, apesar da ameaça que lhe advém da possibilidade (escassa) de a vela de abril ficar vermelha.

 

 

O Nasdaq 100
O Ichimoku horário alerta-nos para a volatina que ameaça fazer algumas mossas no curto prazo. Esta situação não é virgem nos índices americanos: é vísivel e já foi assinalada no sp 500.

O Ichimoku semanal do Nas atira-nos um número mágico: 6800. Uma coisa dessas anteciparia um assinalável movimento altista.

Ainda bem vísivel um bull bem firme nos riscos mensais…

 

O Russel 2000

Sem desfazer, os títulos americanos das empresas mais pequenas parecem os mais honestos. Isto partindo do principio que o movimento bull que nos mostra o gráfico espelha que as empresas mais pequenas já assumem os benefícios da baixa de impostos ‘trumpiana’.

E então é isto…

Deixe um comentário